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Caro Cliente,
Informamos que os artigos abaixo estão atualmente escritos em português brasileiro. Estamos a trabalhar na adaptação do nosso centro de ajuda para português europeu.
Agradecemos a sua compreensão.
O que é um aluguel de temporada?
Um aluguel de temporada é uma alternativa cada vez mais comum a um hotel e refere-se à locação por um proprietário ou organização profissional de uma casa ou apartamento mobiliado para turistas.
O aluguel de temporada oferece aos viajantes o conforto de uma experiência "em casa" mesmo durante as férias. Os preços variam dependendo do tipo de acomodação, bem como a sua localização e comodidades oferecidas.
Quando devo considerar um aluguel de férias em vez de um hotel?
Quer seja uma viagem a trabalho ou lazer, se você procura por:
- mais espaço;
- mais privacidade, com a sensação de estar "em casa";
- mais autonomia (p. ex.: cozinhar e beber o que quiser, convidar outros amigos ou acompanhantes);
- melhor preço (especialmente quando se viaja em grupo)
O aluguel de temporada será a melhor opção para você!
O que torna um aluguel de temporada exclusivo?
- Mais independência: sem se preocupar em seguir horários fixos para o café da manhã/almoço/jantar; você pode planejar a sua estadia como preferir.
- Melhor custo-benefÃcio: você pode ficar em uma propriedade com todas as comodidades e caracterÃsticas que atendam à s suas necessidades: banheira de hidromassagem, piscina, terraço, à beira-mar, etc. com um preço muitas vezes mais em conta do que um hotel.
- Personalidade: com diferentes localizações, arquitetura e decoração, cada propriedade é exclusiva. Você pode desfrutar um ambiente rústico ou moderno, luxuoso ou acolhedor, entre outras possibilidades.
Reservas
Quais são os tipos mais comuns de reserva?
Os tipos mais comuns de reserva são:
1) Reserva Instantânea: permite reservar e pagar em apenas alguns cliques, usando as opções de pagamento do provedor (CB, cartão de débito, pagamento no local, etc.).
2) Mediante Solicitação: requer que você envie uma mensagem para o proprietário do imóvel antes de reservar uma acomodação. O proprietário normalmente deve verificar, dentro de um determinado perÃodo de tempo (geralmente 24 horas), se a acomodação que você pretende reservar ainda está disponÃvel antes de aceitar a sua solicitação.
Observe que uma "consulta" ou "solicitação de reserva" normalmente não é um compromisso; portanto, os seus dados de pagamento não serão necessários, apenas os seus dados de contato (nome, e-mail, etc.), para que o proprietário ou o provedor possa lhe responder.
Posso cancelar uma reserva?
Você sem dúvida pode cancelar uma reserva; no entanto, deve sempre verificar a polÃtica de cancelamento, que pode variar de acordo com o provedor ou o proprietário do imóvel.
Para se informar a respeito das condições de cancelamento de uma reserva, sempre verifique a polÃtica de cancelamento do site em que você efetuou a reserva ou o e-mail de confirmação do provedor através do qual você reservou.
Posso reservar uma propriedade e pagar posteriormente?
O LarDeFérias é uma plataforma para busca e comparação de preços, mas todos o processo de negociação é feito através dos nossos provedores parceiros. Portanto, qualquer arranjo em relação a pagamentos deverá ser feito com o provedor final.
Se o site em que você estiver reservando o seu aluguel de temporada oferecer essa opção, você poderá visualizar e usar esse recurso. Porém, sempre verifique mais informações nos Termos e Condições do site do provedor.
O que é a polÃtica de cancelamento?
A polÃtica de cancelamento define os termos e as condições para quando um locatário cancela a reserva; ela determina as circunstâncias nas quais o locatário tem direito a um reembolso. Essas condições variam de acordo com o provedor ou o proprietário do imóvel.
Esteja ciente de que, ao reservar uma acomodação, você estará automaticamente concordando com esses termos. Nem todos os cancelamentos dão direito a um reembolso (seja ele total ou parcial), portanto, sempre verifique a polÃtica de cancelamento antes de reservar uma propriedade.
Quando receberei minha confirmação de reserva?
A hora em que você receberá sua confirmação da reserva dependerá do provedor que você usou para reservar a propriedade. Se você não tiver recebido um e-mail de confirmação até 48 horas depois de concluir a sua reserva, verifique a pasta de spam da sua caixa de e-mail. Se você ainda não conseguir localizar sua confirmação, entre em contato com o site do provedor ou o responsável pela locação.
Lembre-se, o LarDeFérias é uma plataforma para comparação de ofertas, mas a compra é feita no site dos nossos provedores parceiros, portanto, seu email de confirmação de reserve virá assinado pelo provedor escolhido na reserva.
Como posso entrar em contato com o proprietário do imóvel?
Após realizar a sua reserva, você deverá receber um e-mail com os dados de contato do proprietário ou da corretora. Se você não receber essas informações após realizar a reserva no site de um provedor, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente do provedor.
Eu preciso de seguro de viagem se eu reservar um aluguel de férias?
Você é livre para decidir se deseja contratar um seguro de viagem ou não. Caso você esteja se preparando para uma viagem internacional, verifique os requisitos do seu destino de viagem para obter mais informações.
Em que idioma devo me comunicar com o proprietário do imóvel?
Se você estiver reservando um aluguel de temporada através de um site localizado no seu paÃs, e não houver nenhum aviso que informe o contrário, você vai se comunicar em seu idioma com o proprietário. Em alguns casos, estará especificado que você deverá se comunicar em inglês.
Se você estiver alugando um imóvel situado no exterior, e não estiver especificado, você poderá enviar uma mensagem ao proprietário tanto em sua lÃngua nativa quanto em inglês. Lembre-se de que as mensagens podem ser traduzidas automaticamente utilizando ferramentas de tradução gratuitas e, portanto, o idioma não deverá ser uma barreira.
Há alguma taxa de limpeza adicional ou caução para limpeza?
Juntamente com a polÃtica de cancelamento, as condições da caução/taxa de limpeza estarão detalhadas nos termos e condições do provedor/proprietário do imóvel.
Geralmente, essas informações estão indicadas na descrição detalhada da oferta, bem como nos detalhes e no contrato da sua reserva.
Pagamento
A HomeToGo cobra alguma taxa pela minha reserva?
Não. A HomeToGo é uma plataforma para te ajudar a encontrar a melhor oferta entre diversos provedores e você não pagará nenhuma taxa extra por utilizar nossos serviços. Porém, observe que alguns dos nossos provedores podem cobrar taxas próprias de reserva.
Os meus dados de pagamento estão seguros e protegidos?
Aplicam-se as mesmas regras de qualquer outra transação quando se reserva um aluguel de férias. Certifique-se de ter uma conexão SSL quando digitar os seus dados bancários. A maioria dos navegadores mostra um Ãcone de cadeado na barra de endereço, que lhe dará mais informações sobre a conexão criptografada.
O que é uma caução e como ela funciona (por exemplo, quando posso obtê-la de volta)?
As formas de pagamento dependem dos termos e condições do provedor ou do proprietário do imóvel. Alguns poderão pedir que você pague o valor total da taxa de aluguel de uma só vez, enquanto outros pedirão que você pague uma determinada porcentagem do valor total da taxa antecipadamente, e a porcentagem restante no final da estadia.
Você também poderá precisar pagar uma caução além da taxa de reserva (se já não estiver incluÃda). Antes de reservar, sempre verifique os termos e condições, assim como as polÃticas de pagamento. Você deverá receber um resumo dessas informações junto com os detalhes da sua reserva.
Quanto eu tenho de pagar, e quando?
Isso depende dos termos e condições do provedor ou do proprietário do imóvel. Alguns poderão pedir que você pague o valor total da taxa de aluguel de uma só vez, enquanto outros pedirão que você pague uma determinada porcentagem do valor total da taxa antecipadamente, e a porcentagem restante no final da estadia. Você também poderá precisar pagar uma caução além da taxa de reserva (se já não estiver incluÃda). Antes de reservar, sempre verifique os termos e condições, assim como as polÃticas de pagamento. Você deverá receber um resumo dessas informações junto com os detalhes da sua reserva.
O HomeToGo cobra alguma taxa pela minha reserva?
Não. A HomeToGo é uma plataforma para te ajudar a encontrar a melhor oferta entre diversos provedores e você não pagará nenhuma taxa extra por utilizar nossos serviços. Porém, observe que alguns dos nossos provedores podem cobrar taxas próprias de reserva (ex: AirBnb).
Equipamentos e Comodidades
Como faço para saber quais equipamentos e comodidades estão incluÃdos?
Geralmente, uma oferta de aluguel de férias tem uma descrição detalhada com todos os equipamentos e comodidades incluÃdos. Para obter mais informações sobre este assunto, sempre entre em contato com o proprietário do imóvel ou o provedor através do qual você reservou a propriedade.
Os equipamentos e comodidades estão incluÃdos no preço?
A menos que esteja especificamente mencionado, os equipamentos e comodidades estão incluÃdos, sem custo adicional. No entanto, certas comodidades, tais como saunas, banheiras de hidromassagem, etc. podem gerar custos adicionais, sejam eles fixos ou em função do uso. Para obter mais informações, sempre entre em contato com o proprietário ou o site do provedor através do qual você efetuou a reserva do seu aluguel de temporada.
Posso pedir algum equipamento adicional no meu aluguel de temporada?
Você pode usar os filtros de comodidades da nossa página de buscas para restringir os resultados com base em suas preferências. Por exemplo, você poderia selecionar o filtro "Piscina" para visualizar apenas propriedades com acesso à Piscinas. Você também pode usar vários filtros em uma única busca. Se você busca aluguéis que aceitem animais de estimação e que tenham terraços, por exemplo, é possÃvel selecionar os filtros "Aceitam animais de estimação" e "Terraço".
Como posso buscar aluguéis que oferecem comodidades ou equipamentos especÃficos?
Você pode usar os filtros de comodidades para restringir os resultados da busca com base em suas preferências. Por exemplo, você poderia selecionar o filtro "Piscina", e todas as propriedades em seus resultados de busca teriam uma piscina. Você também pode usar vários filtros em uma única busca. Se você quiser ver aluguéis que aceitam animais de estimação e que tenham terraços, por exemplo, você pode selecionar os filtros "Aceitam animais de estimação" e "Terraço". Entre em contato com o proprietário ou o provedor do aluguel de férias para obter mais informações sobre as comodidades e equipamentos de uma propriedade.
Existem restrições quanto ao uso dos equipamentos de uma propriedade?
Geralmente, todos os equipamentos listados em um aluguel de temporada estão à sua disposição durante a sua estadia. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para perguntar ao proprietário ou no site do provedor através do qual você finalizou a sua reserva para obter mais informações.
Vou pagar uma taxa adicional para usar a internet/wifi no aluguel de temporada?
Se a internet/wifi estiver listada como uma comodidade incluÃda, você não precisaria pagar nenhuma taxa adicional.
O que devo fazer se eu danificar ou quebrar alguma coisa no aluguel de temporada?
Se você danificar ou quebrar alguma coisa no aluguel de temporada em que está hospedado, mantenha a calma e entre em contato com o proprietário do imóvel. Se o item danificado precisar ser consertado ou substituÃdo imediatamente, o proprietário informará como proceder. Você também poderá verificar se o seu seguro de viagem ou de responsabilidade civil pode cobrir os danos. Por favor, observe que o proprietário poderá reter parte ou toda a sua caução para cobrir os danos causados.
Animais de Estimação
Posso viajar com meus animais de estimação?
Se o aluguel de temporada que você procura precisa aceitar animais de estimação, você poderá selecionar essa opção durante a busca da acomodação ideal. Se um aluguel de temporada não estiver marcado com essa opção, então isso significa que você não poderá levar o(s) seu(s) animal(is) de estimação.
Com quantos animais de estimação posso viajar?
O comum é levar apenas um animal de estimação. Se mais animais de estimação forem permitidos em um aluguel de temporada que aceite animais, o número estará indicado na descrição do aluguel. Caso contrário, por favor, entre em contato com o proprietário ou o provedor do aluguel de temporada para obter mais informações.
Eu preciso fornecer atestados de vacinação se estiver viajando com meus animais de estimação?
Se você estiver viajando na Europa com seu animal de estimação, a apresentação do passaporte do seu animal para o proprietário do imóvel poderá ser necessária. Esse documento comprova que seu animal foi vacinado contra a raiva. Além disso, seu animal deverá ter uma identificação, como um chip subcutâneo. O passaporte e a identificação podem ser emitidos pelo veterinário do seu animal. As restrições podem variar dependendo do destino. Seu veterinário deverá ser capaz de lhe dar mais informações.
São permitidos todos os tipos de animais de estimação?
Cães e gatos são os animais de estimação mais comuns entre viajantes, portanto, eles serão permitidos na maioria dos casos, desde que você se hospede em um aluguel de temporada que aceite animais e que você tenha respeitado as condições do seu paÃs de destino.
Se você possui animais "exóticos", como cobras, aranhas, etc., por favor, pergunte ao proprietário do aluguel ou entre em contato com o atendimento ao cliente do provedor para obter mais informações. Observe que alguns cães podem ser classificados como "perigosos" e, portanto, não são permitidos em algumas propriedades/resorts de férias.
Sempre verifique a classificação em seu paÃs e no exterior.
Posso solicitar que a propriedade disponibilize equipamentos especÃficos para meu(s) animal(is) de estimação?
Recomendamos que você peça ao proprietário do imóvel diretamente se precisar de equipamentos especiais para seu(s) animal(is) de estimação. No entanto, esteja ciente de que o proprietário não é obrigado a fornecer equipamentos adicionais e poderá cobrar uma taxa adicional pelos equipamentos.
O que devo fazer se meu animal danificar ou quebrar alguma coisa no aluguel de temporada?
Se seu animal de estimação causar danos, simplesmente comunique o proprietário. Se o item danificado precisar ser consertado ou substituÃdo imediatamente, o proprietário informará como proceder. Você também deverá verificar se o seu seguro de viagem/responsabilidade civil pode cobrir os danos. Por favor, observe que uma parte da sua caução poderá ser retida pelo proprietário devido ao dano causado.
Check-in e Check-out
Como funcionam o check-in e o check-out?
Você precisará organizar a sua hora de chegada (check-in) e saÃda (check-out) do aluguel de temporada. Em alguns casos, você poderá discutir horários personalizados de check-in/check-out diretamente com o proprietário, enquanto que algumas propriedades só permitem intervalos de tempo especÃficos. Consulte mais informações nos detalhes da sua reserva.
Como consigo as chaves da propriedade?
Ao contrário de um hotel, um aluguel de temporada independente não dispõe de uma recepção (exceto em casos especÃficos). Portanto, você precisará combinar um horário e um lugar com o proprietário do aluguel para pegar as chaves, ou seguir as instruções fornecidas nos detalhes da sua reserva. Funciona da mesma maneira para devolver as chaves ao proprietário do aluguel no final da sua estadia.
Posso chegar à meia-noite?
Isso depende do tipo de acomodação que você reservou, bem como do provedor. A hora de chegada será fornecida a você uma vez que a sua reserva tiver sido aceita (verifique os detalhes da sua reserva). Se você tiver mais perguntas, nós recomendamos que você fale diretamente com o proprietário ou o provedor através do qual você finalizou a sua reserva.
Eu tenho que limpar o aluguel de temporada antes de ir embora?
Dependendo das condições do aluguel de temporada e/ou das opções que você selecionou, poderá ser cobrado um serviço de limpeza ou uma taxa correspondente. As taxas de limpeza normalmente estão incluÃdas no valor total da sua reserva. Consulte mais informações nas condições da propriedade e nos detalhes da reserva.
Quem devo contatar para fazer uma reclamação?
Se você encontrar algum problema com o aluguel de férias que reservou (p. ex., mau funcionamento dos equipamentos, discrepância entre o contrato e o que você encontrou na propriedade, etc.), por favor, fale com a pessoa de contato cujos dados devem estar nos detalhes de sua reserva.
Devo levar certos documentos comigo?
Para evitar qualquer tipo de surpresa, tenha sempre em mãos:
- Carteira de Identidade ou Passaporte (em caso de viagem ao exterior)
- Carteira de vacinação (caso seja requerimento do paÃs de destino)
- Contrato de locação ou Confirmação da Reserva
- Seguro Viagem (caso seja requerimento do paÃs de destino)
Ter acesso rápido à essas informações lhe poupará tempo e estresse caso ocorra algum problema.
Quando eu chegar à propriedade, poderei cancelar a minha reserva se detectar algo de errado?
O cancelamento de uma reserva após chegar ao destino seria uma situação excepcional. Caso isso aconteça, recomendamos que você fale diretamente com o proprietário e, se possÃvel, caminhem juntos pela propriedade para detectar possÃveis problemas imediatamente.
Quem devo contatar em caso de problemas ou se eu tiver uma pergunta depois de chegar à propriedade?
Se você encontrar algum problema ou tiver uma pergunta após chegar à propriedade, você deverá entrar em contato com o proprietário do imóvel ou, em alguns casos, a agência encarregada do imóvel que você reservou. Para saber quem contatar, sempre consulte as informações que você recebeu após a sua reserva ter sido aceita.
Evite fraudes e ofertas suspeitas
O que devo fazer se eu achar que uma oferta de aluguel é suspeita?
Por ser uma plataforma que se integra diretamente aos websites de diversos provedores, o LarDeFérias não pode garantir a veracidade de todas as informações nas ofertas dos sites dos provedores.
Desconfie de ofertas que:
- Forneçam informações vagas e imprecisas
- Solicitem informações pessoais irrelevantes para a reserva (ex: CFP ou digitalização frente e verso do seu cartão de crédito)
Se você se deparar com alguma oferta assim, não responda e denuncie o ocorrido para o site do provedor do aluguel de temporada.
Como posso ter certeza de que a propriedade realmente é como está sendo anunciada?
Os provedores se esforçam muito para identificar e remover anúncios falsos, porém, é importante que você peça o máximo de informação possÃvel antes de reservar (p. ex., fotos, o endereço exato, etc.), além disso recomendamos que você:
- Assegure-se que a página de pagamento sejaprotegida com uma conexão SSL (indicada por um cadeado próximo ao endereço da página)
- Evite formas de pagamento suspeitas que não podem ser rastreadas (ex: Western Union)
- Evite dar qualquer informação irrelevante para o processo de reserva (ex: um provedor pode pedir os dados do seu cartão para reserva, mas nunca uma versão digitalizada ou fotos da frente e verso)
Em caso de dúvida, sempre entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente do provedor.
Como posso evitar um golpe relacionado ao aluguel de temporada?
Buscamos trabalhar apenas com provedores confiáveis que se esforçam muito para identificar e remover anúncios falsos, porém, é importante que você peça o máximo de informação possÃvel antes de reservar, é importante que você que você:
- Assegure-se que a página de pagamento sejaprotegida por uma conexão SSL (indicada por um cadeado próximo ao endereço da página)
- Evite formas de pagamento suspeitas que não podem ser rastreadas (ex: Western Union, ordem de pagamento, etc)
- Evite dar qualquer informação irrelevante para o processo de reserva (ex: um provedor pode pedir os dados do seu cartão para reserva, mas nunca uma versão digitalizada ou fotos da frente e verso)
- Não confie em provedores que não ofereçam contrato
Em caso de dúvida, sempre entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente do provedor.
Como são usados os meus dados pessoais?
Geralmente, os dados pessoais são coletados somente quando você mesmo os fornecer, criando uma conta de usuário, enviando uma solicitação de reserva, ou contatando um site via e-mail ou formulário de contato. Em todos os casos, seus dados pessoais serão tratados como estritamente confidenciais. Para obter mais informações, consulte a polÃtica de privacidade do site.
Sobre o HomeToGo
A HomeToGo cobra alguma taxa pela minha reserva?
Não. A HomeToGo é uma plataforma para te ajudar a encontrar a melhor oferta entre diversos provedores e você não pagará nenhuma taxa extra por utilizar nossos serviços. Porém, observe que alguns dos nossos provedores podem cobrar taxas próprias de reserva.
Como posso entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do HomeToGo?
Se você tiver uma pergunta sobre os nossos serviços, poderá enviar sua consulta para este endereço de e-mail: [email protected] ou por telefone: +55 21 3500-1796. Faremos o melhor que pudermos para responder ao seu e-mail o mais depressa possÃvel!
O que significa "mediante solicitação"?
As ofertas de aluguéis de férias marcadas como "mediante solicitação" requerem que você entre em contato com o proprietário antes de reservar. Essa etapa adicional necessária para reservas "mediante solicitação" é diferente das ofertas de "reservas instantâneas", as quais você pode reservar de imediato, em alguns cliques, depois de clicar no botão "Ver oferta".
Qual é a diferença entre a "reserva instantânea" e a "reserva expressa"?
As propriedades que estão marcadas como "reserva instantânea" podem ser reservadas diretamente em nosso site ou no site de nosso parceiro, onde você poderá finalizar o processo de reserva em poucos passos. As propriedades que estão marcadas como "expressas" podem ser reservadas inteiramente no site do HomeToGo, incluindo o pagamento. O parceiro contratual continua sendo o operador turÃstico (o parceiro do HomeToGo) e também é o seu contato no caso de alterações ou cancelamentos.
O que acontece se houver uma discrepância entre o preço apresentado no HomeToGo e o preço apresentado no site do parceiro?
O preço no site do provedor é sempre o correto. O HomeToGo toma cuidado para garantir que os nossos preços sejam precisos, por isso, se você notar quaisquer discrepâncias nos preços, agradeceremos que nos comunique. Fique à vontade para nos enviar uma mensagem: [email protected].
A HomeToGo cobra alguma taxa pela minha reserva?
Não. A HomeToGo é uma plataforma para te ajudar a encontrar a melhor oferta entre diversos provedores e você não pagará nenhuma taxa extra por utilizar nossos serviços. Porém, observe que alguns dos nossos provedores podem cobrar taxas próprias de reserva (ex: AirBnb).
Não consegue encontrar as informações de que precisa na descrição da propriedade ou na nossa Central de Ajuda?
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco aqui.
Estamos à disposição!